Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

8 de maio de 2008

Jogo para os Ouvidos (parte 2): Concertos para a Juventude

A paixão por trilhas sonoras de jogos eletrônicos não apenas se tornou universal como atingiu um patamar próximo do fanatismo dos grandes concertos de rock. Mesmo porque, com o projeto Video Games Live, agora realmente existem concertos de música de jogos. A experiência individual de curtir a música no fone de ouvido durante um jogo ou mesmo no tocador de MP3 é transposta para o formato arena, onde milhares de indivíduos podem curtir ao mesmo tempo suas faixas favoritas executadas por uma orquestra de profissionais.

Não se poderia esperar que a geração criada ao ritmo de Pac-Man, Counter-Strike ou Dance Dance Revolution comparecesse a um Teatro Municipal qualquer de roupa de gala e apreciasse, sentada em poltronas, a perfeita reprodução dos clássicos contemporâneos. Video Games Live é mais do que som: é um experimento audiovisual, uma celebração de música, luzes sincronizadas, vídeos de jogos, cosplayers (como não podia deixar de ser), representação de cenas ao vivo e até mesmo segmentos interativos com a platéia.

O primeiro evento aconteceu em 2005, em Los Angeles, com a participação da Filarmônica da cidade. Músicas de jogos como Halo, Sonic, Metal Gear Solid, Mario, Zelda, Warcraft, Tomb Raider, Myst, Kingdom Hearts, Tron, God of War e outros encantaram os 11 mil felizardos presentes ao marco zero. Desde então, o projeto já rodou mundo, passando por países como Espanha, Inglaterra, Canadá e Brasil.

Ao que tudo indica, a passagem pelo Brasil foi a mais impactante de todas! Quando os responsáveis pelo projeto decidiram lançar um CD e DVD do evento, foi escolhida a gravação da apresentação histórica no Rio de Janeiro, em 2007. No Brasil, o projeto contou com o talento da Orquestra Petrobras Sinfônica. O site oficial da versão brasileira pode ser acessado em http://www.videogameslive.com.br/.

Abaixo, o trailer do DVD (também disponível em alta-resolução, para download):

Ouvindo: Cobalt 60 - Theme

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity