Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

20 de junho de 2008

Jogando: Advent Rising (parte 2) – O Ataque de Barack Obama

Advent Rising

Em uma semana não consegui avançar um centímetro na história de Advent Rising. Estou travado em uma das grande pragas que assolam os jogos eletrônicos sem criatividade: a luta contra o boss. Descendo dos céus, sem nenhum motivo aparente a não ser me infernizar, surgiu Barrakka Bahma. Não estou inventando. O nome do alienígena é este mesmo, sombriamente parecido com o do candidato à presidência da maior potência mundial.

Barrakka Bahma é um chefe clássico. Você não precisa resolver quebra-cabeças complicados para conseguir derrotá-la (Bahma é fêmea, aparentemente). Mas ela  se enquadra em uma categoria que eu julgava extinta em jogos para computador: o chefe cíclico. Muito comum em jogos de console da década passada, o chefe cíclico tem 2 a 4 tipos de ataque diferentes e fica alternando entre eles. Bahma precisa receber um certo tipo de dano até determinado ponto, quando ela pára de usar seu primeiro ataque e parte para outro tipo de combate. Depois de receber mais dano, ela volta pro primeiro tipo. Você castiga o chefe de fase até ela voltar para o segundo tipo de combate. Mais dano em cima da alienígena e ela abandona esta tática e volta uma última vez para o primeiro estilo, quando, se você ainda tiver paciência, pode finalmente vencer. É tedioso. É a absoluta morte da inventividade. Você sente que todo este roteiro está ali somente para esticar o tempo de jogo e testar seus reflexos. Inteligência Artificial? Pra quê?

Tive que apelar para um guia para ter certeza que este pesadelo teria fim. Não seria a primeira vez que eu gastei intermináveis minutos tentando destruir um chefe, sem saber que precisava apertar este ou aquele botão para concluir a batalha. Nada disso. Obama Bahma pode ser vencida sem apelar para puzzles. Mantenha a calma, que um dia a luta termina (eu espero).

Infelizmente, descobri também que já passei da metade do jogo. Advent Rising é um jogo minúsculo! Para quem planejava lançar uma trilogia, os desenvolvedores podiam ter sido mais humildes e lançado um jogo com toda a história, um pouco mais longo do que a média. Ao invés disto, nós jogadores ficamos com uma aventura curta e sem conclusão.

Ouvindo: Sepultura - Tribe to a Nation

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity