Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
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27 de junho de 2008

Mentira 2.0

Halo Saiu em Maio no Blog Page Not Found do Globo, com o título “Menino contrata prostitutas... para jogar videogame!”:

“Ralph Hardy estavam (sic) se sentindo sem amigos. E então o que o menino americano de 13 anos fez? Pegou o cartão de crédito do pai e contratou duas prostitutas! Não, calma, o menino não estava com os hormônios em ebulição! Ele simplesmente queria companhia para jogar videogame. Videogame!!!

Bom, com uma situação dessas, os amigos apareceram, né?... A farra, que acabou em um motel de Newark, Texas, para jogar "Halo" no Xbox, um jogo violento de muitos disparos, mortes e ação militar, custou ao pai de Ralph o equivalente a 50 mil reais, de acordo com o jornal "Metro".

A polícia chegou ao grupo depois que um motoboy que entregou refrigerantes Dr Pepper e biscoitos Oreo na casa de Ralph fez o alerta. Ele contou que o menino pediu orientação para contratar "meninas".

Quando a polícia chegou ao motel, todos estavam MESMO jogando videogame. Ralph aproveitou o cartão do pai para sacar dinheiro também. Deitadas na cama, só cédulas verdinhas... Isso é que é mulher de vida fácil! (...)”

Na época, eu não dei atenção. “Mais uma bobagem relacionada a jogos eletrônicos, como tantas outras por aí, nem merece um repost”, foi o que eu pensei. Dezenas de outros blogs não pensaram da mesma maneira. Diversos sites de notícias também divulgaram o mesmo “causo”. A notícia, inclusive, já havia corrido o mundo e até aparecido no programa de TV da Fox News em 12 de Maio.

Mas é uma farsa.

SEO, Mentiras e Videogame

SEO, para quem não sabe, significa Search Engine Optimization e é um conjunto de técnicas utilizadas por especialistas para fazer com que um determinado site apareça no topo dos resultados de um mecanismo de busca a partir de uma palavra-chave qualquer. Falando ainda mais claramente, SEO é o truque que se usa para que você apareça bem no Google. Uma destas técnicas consiste em ter o maior número possível de outros sites com links direcionados para o seu. Desta forma, o Google entende que, se tanta gente aponta para o seu site, é porque ele deve ser importante, logo, deve aparecer na frente de outros no resultado de uma busca. Existem formas válidas de aumentar a quantidade de links que conduzem ao seu site. A troca de links, com responsabilidade, é uma delas. Mas também existem táticas mais complexas que ferem a ética e o princípio da confiança que deveria existir na Internet. Uma destas táticas chama-se Linkbait, ou, traduzindo, Isca de Links.

A Isca de Links é um tópico, página, notícia ou fato tão interessante, tão inusitado que outros sites não conseguiriam resistir e acabariam por criar um link para ele. O problema é que, na maioria das vezes, a Isca foi artificialmente construída ou inventada justamente com esta finalidade. Não existe nenhum Ralph Hardy. Ele nunca contratou prostitutas com o cartão de crédito do pai para jogar Halo. Esta notícia é uma Isca de Links. E muita gente boa engoliu.

A fonte da mentira é o site Money.co.uk. A primeira publicação da matéria está em http://www.money.co.uk/article/1000390-13-year-old-steals-dads-credit-card-to-buy-hookers.htm, de 9 de Maio. Atualmente, eles anunciam que a matéria é uma “paródia” e que “não deve ser levada a sério”. Mas, na época, não era bem assim. A publicação da Isca e sua subsequente re-publicação ao redor do mundo (muitas e muitas vezes com um link para a “matéria” original) conseguiu alavancar  2484 diggs e aumentar a quantidade de visitação do site consideravelmente, de acordo com o gráfico abaixo (do Alexa):

Alexa - Curva de Crescimento de Acessos do site Money.co.uk

O site Media Watch, da Austrália, sentiu cheiro de lorota. Como seria possível que um site de finanças inglês conseguisse ser a origem de uma notícia local de uma pequena cidade do Texas?

O verdadeiro responsável por esta palhaçada é um sujeito chamado Lyndon Antcliff, “especialista” em SEO, mestre em Linkbaiting. Seu site não esconde as más intenções:

“Eu ofereço um serviço de Isca de Links e Otimização de Mídia Social.

Criando conteúdos matadores que são submetidos para sites de social bookmarking, possibilitando potenciais linkadores a serem induzidos a um frenesi e fornecendo um link, eu posso substancialmente aumentar suas chances de conseguir uma boa posição no Google.”

Em seu blog, ele conta como forjou a história de Ralph Hardy:

“Recentemente eu criei um conteúdo e tanto, uma história escrita no estilo de uma notícia. Depois de submeter o conteúdo aos sites de social bookmarking, a história gerou mais de 14.000 links, e, embora a história não tivesse nenhum autor claro e não estivesse nas agências de notícias, alguns representantes da mídia tradicional tomaram-na como verdadeira e a republicaram.

Eu ajudo a construir links para websites, é o que eu faço. Eu não vou discutir a natureza ética desta técnica aqui, eu deixo isto para outros que tenham um bocado mais de tempo em suas mãos.

Havia outro post de Lyndon, onde ele assume textualmente a responsabilidade do caso e revela detalhes sórdidos das técnicas utilizadas. Infelizmente, por razões óbvias, ele removeu a entrada do blog.

O site Money.co.uk, que o contratou e publicou a Isca criada por ele, se arrependeu da falsidade e publicou um pedido de desculpas (que foi removido do site):

Mea Culpa

A despeito das implicações negativas do incidente, Lyndon Antcliff vai bem, obrigado, e está preparando um seminário para outros “especialistas” em SEO interessados na técnica do Linkbait e está com sua carteira de clientes totalmente preenchida, não aceitando mais novos contratos. Com a entrada para o seminário custando 400 dólares e uma contrato cotado a 4000 dólares, o golpista vai pouco a pouco construindo sua fortuna em cima de nossa ingenuidade, da incompetência dos grandes veículos ditos jornalísticos e do bom nome de Master Chief...

Ouvindo: Pitty - Ignoring U

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Blog criado e mantido por C. Aquino

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