Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

12 de agosto de 2008

Direitos Revogados

O triste caso da Piranha Bytes infelizmente se repete com certa regularidade dentro da indústria dos jogos.

Fallout 3 Fallout 3 também é o resultado de um grupo de desenvolvedores perdendo os direitos sobre sua franquia. Se os dois primeiros jogos da série foram criados pela equipe da Black Isle Studios, a recompensa para os valorosos programadores e game designers foi o bilhete azul de sua produtora, a Interplay, no meio do desenvolvimento de um novo capítulo.

Com problemas financeiros, a Interplay, logo em seguida, vendeu a franquia para a Bethesda e o resto a gente já sabe. Quando perguntado como se sentia sobre a perda de sua grande obra, o diretor de arte Leonard Boyarsky disse: “Foi como se minha ex-mulher tivesse vendido nossas crianças que estavam em sua guarda legal”.

Para completar o ultraje, a ressuscitada Interplay anunciou em abril deste ano o início do desenvolvimento de um MMORPG da série, com uma equipe ainda não divulgada, mas que, dificilmente, envolverá o antigo time da Black Isle Studios.

Tenha Medo

Ainda mais complicado é o caso de F.E.A.R.. O popular FPS de terror foi desenvolvido pela Monolith Productions e produzido pela Vivendi. Em 2004, a Monolith foi adquirida pelo grupo Warner e foi forçada a romper laços com a Vivendi, que, graças a incríveis cláusulas legais, ficou com o direito de usar o nome da franquia e lançar seus próprios jogos.

O resultado é que os desenvolvedores originais estao preparando uma “continuação” do jogo, com os mesmos personagens e o mesmo cenário, mas tiveram que mudar o nome do produto para Project Origin. Nesse meio tempo, a Vivendi já lançou dois subprodutos da série: F.E.A.R. Extraction Point e F.E.A.R. Perseus Mandate, ambos desenvolvidos pela TimeGate Studios. O primeiro título também é uma continuação dos eventos do primeiro jogo e o segundo apresenta uma história paralela.

Para os fãs, entretanto, apenas Project Origin, da Monolith, pode ser considerado oficial.

Project Origin

Pink Floyd Sem Roger Waters

Exemplos como este não são exclusividade do mundo dos jogos eletrônicos. Em nome da promessa do lucro rápido e fácil, diretores, músicos, escritores, autores e artistas em geral se tornam peças descartáveis, suas obras são tomadas pelos seus antigos mecenas e seguem caminhos nem sempre agradáveis.

Jerry Siegel e Joe Shuster viveram décadas na pobreza enquanto sua criação, Superman, alçava vôos inimagináveis. Bandas continuam lançando discos com o mesmo nome mas sem nenhum membro de suas formações originais. No cinema, Exterminador do Futuro 3 foi produzido à revelia do criador da série, James Cameron (assim como uma sucessão de Highlanders, Exorcistas, Corvos etc).

A nós, consumidores, cabe o olhar crítico, separar o joio do trigo, dar crédito a quem realmente merece ou aplaudir uma nova visão de um antigo sonho.

Ouvindo: Depeche Mode – See You (Extended Version)

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity