Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

25 de outubro de 2008

Alvo Pintado na Cabeça

Joseph Anzalone pega o metrô com freqüência na cidade de Washington. Recentemente, a estação central ficou repleta de anúncios mostrando os horrores devastadores de uma guerra nuclear. Ao contrário de milhares de usuários que trafegam por ali todos os dias, o senhor Anzalone se sentiu incomodado. Apesar de todos os anos sua pobres retinas paranóicas serem constantemente bombardeadas por anúncios de filmes-catástrofe, noticiários sensacionalistas e videoclipes de gangsta rap, a propaganda do jogo Fallout 3 mexeu com seus temores mais profundos.

Joseph Anzalone se deu conta de que mora em um potencial alvo de um ataque atômico, seja por parte de terroristas extremistas ou nações ditatoriais estrangeiras. A viagem diária de metrô já não parecia mais tão segura, tão garantida quanto na semana anterior. A capital do seu país pode ser transformada de uma hora para outra em uma cratera radioativa fumegante.

Joseph Anzalone poderia ter se dado conta da fragilidade de sua condição na Terra e ter se convertido para alguma religião. Poderia também ter escrito para seu congressista e pedido por mais segurança. Lembremos que esse tipo de atitude pode render frutos no berço moderno da democracia. Ele poderia também ter iniciado um movimento contra a proliferação das armas de destruição em massa e contra a doutrina da Destruição Mútua Assegurada, criada por seu próprio país. Seria mais um caso em que um produto cultural, no caso um jogo eletrônico, provocaria uma mudança na forma de pensar de um indivíduo.

Joseph Anzalone preferiu escrever ao principal jornal da cidade, reclamando da presença da propaganda. Em suas palavras, "o povo de nossa cidade não precisa de um lembrete diário que Washington é um alvo primário para um ataque". Ele sugere que todos os anúncios sejam removidos e que, no futuro, a entidade responsável pelo transporte urbano seja mais responsável sobre o conteúdo exibido.

Joseph Anzalone poderia ter tomado uma atitude pró-ativa para alterar o mundo em que vive e torná-lo um lugar melhor para as próximas gerações. Ele escolheu ignorar o problema e retornar ao conforto de seu mundo cor-de-rosa.

(em homenagem ao senhor Anzalone, este post não terá nenhuma imagem do jogo ou de destruição)

Ouvindo: John Williams - Jurassic Park Gate

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning