Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

26 de outubro de 2008

Gato por Lebre

Far Cry 2 Assistindo aos trailers mais recentes de Far Cry 2, fiquei impressionado tanto com a qualidade fotográfica das imagens quanto com a maturidade do enredo. No primeiro quesito, acredito que o jogo seja o mais próximo da realidade que conseguimos obter até o momento. E a história aborda os problemas políticos de um continente devastado por ininterruptas guerras civis, o tipo de foco que não é habitual em um meio tão sobrecarregado de invasões alienígenas, mortos-vivos ou infinitos terroristas. Apesar dos problemas que eu enfrentei com o primeiro Far Cry, sinto-me disposto a experimentar esta continuação.

Mas... será mesmo uma continuação?

Far Cry 2:

  • Não tem criaturas mutantes
  • Não tem, aliás, qualquer elemento de ficção-científica
  • Não tem Jack Carver como protagonista
  • Não há poderes animais para o personagem principal (como no derivado Far Cry Instincts)
  • Não tem a mesma ambientação
  • Não tem os mesmos mercenários
  • Não tem uma continuidade da linha narrativa
  • Não tem a mesma engine gráfica
  • Não foi desenvolvido pela CryTek

Far Cry 2 é um jogo completamente diferente! Ainda assim, a desenvolvedora Ubisoft afirma para quem quiser ouvir que o jogo é uma seqüência do anterior.

Não acho que a CryTek tenha perdido os direitos sobre a marca. Pelo contrário. Acredito que tenham recebido uma excelente quantia em dinheiro para que outra empresa transformasse "Diamantes de Sangue – O Jogo" em um produto mais fácil de comercializar.

A manobra de marketing não desqualifica Far Cry 2 em si. O jogo certamente possui méritos exclusivos que podem suplantar a própria marca e reiniciar a "franquia". Infelizmente, alguns fãs do jogo anterior podem ficar desapontados (ou, no mínimo, confusos) com esta suposta seqüência.

Ouvindo: Wumpscut - Koslow

Um comentário:

Hawk disse...

O jogo, sem sombra de dúvidas, é ótimo, mas, com certeza, não é uma sequência.

Fiz questão de jogar o primeiro novamente antes de jogar o segundo, pois não me lembrava totalmente da história e ambos os jogos possuem qualidades incontestáveis.

Daria um 8 para o primeiro e um 9 para o segundo.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity