Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

30 de outubro de 2008

Halo: The Cole Protocol

Meses depois do anúncio do próximo livro ambientado no universo de Halo, sai a sinopse oficial. O texto abaixo virá na contracapa do livro:

Cole Protocol "Nos primeiros, desesperadores dias da Guerra Humanidade-Covenant, a UNSC implementou o Protocolo Cole para salvaguardar a Terra e suas Colônias Internas de serem descobertas pelo impiedoso inimigo alienígena. Muitos são convocados para limpar o universo de dados de navegação perdidos que pudessem revelar a localização da Terra. Entre eles está o Tenente da Marinha Jacob Keyes. Empurrado de volta à ativa após ser dispensado, Keyes é encarregado de uma missão altamente secreta pela ONI. Uma missão que irá levá-lo profundamente atrás das linhas inimigas, para um canto do universo onde nada é o que parece.

Além do limite das Colônias Externas está o planeta Hesiod, um gigante gasoso cercado por um vasto cinturão de asteróides. Enquanto a Covenant continua a vitrificar os planetas ocupados pelos humanos próximos de Hesiod, muitos dos sobreviventes, auxiliados por um força de humanos Insurreicionistas, estão fugindo para o cinturão de asteróides em busca de refúgio. Eles transformaram as rochas à deriva em um tênue, ainda que engenhoso, assentamento conhecido como os Destroços – e acabaram cara-a-cara com um assentamento Covenant de Kig-Yar... e, de alguma forma, mesmo assim sobreviveram.

Notícias desta improvável trégua se espalharam pelos lados em conflito. Felizmente para a UNSC, esta incomum aliança está no caminho do Spartan Gray Team, um esquadrão renegado de três homens cuja simples tarefa é provocar o caos atrás das linhas inimigas da forma que achar conveniente. Mas os Profetas também enviaram o que tinham de melhor – um ambicioso e implacável Elite, cuja busca por nobreza e graduação rivaliza apenas com sua brutalidade... e que fará qualquer coisa para assegurar sua Ascensão e trilhar o Caminho."

Ao invés de seguir a trilha cronológica de Master Chief ou dos eventos narrados no livro quatro, Ghosts of Onix, os editores decidiram revisitar os primeiros momentos da guerra. Se esta estratégia foi bem-sucedida em Contact Harvest, ao mostrar a primeira batalha entre as duas raças, é cedo para dizer se ela irá se repetir em The Cole Protocol.

Em um primeiro momento, a idéia de uma convivência pacífica entre humanos e Kig-Yar (também chamados de Jackal) soa demasiada forçada. Jackals sempre foram descritos como uma raça desprezível, de pouca confiança mesmo dentro da Covenant. E... um esquadrão renegado de Spartans não faz o menor sentido. Como já foi revelado desde o primeiro livro, estes soldados são treinados desde a infância para serem a elite militar: disciplina e hierarquia estão no seu sangue. Talvez seja uma palavra mal escolhida para a sinopse e o termo certo seja autônomo? Reaproveitar o personagem de Jacob Keyes em uma aventura anterior seria uma grande sacada do autor... se o Contact Harvest não tivesse usado o mesmo truque com o Sargento Johson.

A data de lançamento de The Cole Protocol é 25 de novembro, nos EUA, novamente sem a menor previsão de tradução por aqui. Como já disse quando foi anunciado, o livro é compra certa para minha coleção, então, muito em breve, poderei conferir se o universo de Halo ganhou mais uma expansão para enriquecer seu contexto ou conseguiu seu primeiro caça-níqueis para enriquecer os cofres da Bungie.

Ouvindo: Velvet Underground - Train Round the Bend

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning