Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

14 de outubro de 2008

New York, New York

Desde que a série Grand Theft Auto migrou para os ambientes 3D, seus criadores vem se especializando em recriar cidades reais em seus mundos virtuais. Assim, GTA III trazia Nova York, com o nome alterado para Liberty City, talvez para evitar criar (mais) polêmicas para o jogo. GTA Vice City trazia uma réplica da Miami dos anos 80, com toda a cafonice embutida derivada dos seriados de TV da época. GTA San Andreas apresentava três cidades da Costa Oeste americana: Los Santos (Los Angeles, com suas guerras de gangues, sua indústria cinematográfica e seus bairros ricos), San Fierro (que reproduzia San Francisco, com sua cultura pós-hippie, seu porto da Marinha, suas ladeiras e bondes) e a glamorosa Las Venturas (uma réplica de puro néon da exótica Las Vegas).

GTA IV, "o maior jogo de todos os tempos", revisita Nova York com uma engine gráfica anos-luz à frente daquela de GTA III. O resultado chega perto da qualidade fotográfica. O fotógrafo Matthew Johnston passeou pela cidade real, capturou com sua lente os pontos mais representativos (à esquerda) e comparou com a reprodução virtual (à direita) :

GTA IV - Empire State Building

GTA IV - Morgan Stanley and Crowne Plaza

GTA IV - Ponte de Manhattan

GTA IV - World Trade Center

GTA IV - Estátua da Liberdade

É de se elogiar a capacidade dos desenvolvedores da Rockstar em recriar a cidade mais conhecida do mundo com tamanha perfeição. Eu posso imaginar as reuniões de arte durante a elaboração dos cenários: milhares de fotos de Nova York espalhadas por mesas e coladas em quadros para que a equipe de criação ter o maior número de referências possíveis. Congratulações também à sensibilidade de não remover o World Trade Center do jogo e mantê-lo intacto, ainda que apenas como um fantasma virtual de um mundo menos transtornado.

A galeria completa das comparações pode ser acessada na página do Flicker do fotógrafo em http://www.flickr.com/photos/matthewj/sets/72157604988911230/.

Todo Poder ao PC

E parece que os usuários de PC vão poder conferir as semelhanças com mais qualidade ainda que a turma dos consoles. Três telas comparativas vazadas na Internet dão a entender que os gráficos da versão do jogo para computador serão superiores aos lançados anteriormente:

GTA IV - PC vs Xbox360 03

GTA IV - PC vs Xbox360 02

GTA IV - PC vs Xbox360

Fico com a impressão que sempre vale a pena esperar pela versão de PC...

Ouvindo: Frank Black and the Catholics - Llano Del Rio

Um comentário:

Hawk disse...

Você tem certeza que o WTC está no jogo? Eu tenho o jogo original aqui, com todos os updates, mas não lembro de ter visto o WTC.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity