Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

26 de novembro de 2008

Expandindo a Devastação

A Bethesda Softworks sempre teve o saudável hábito de incentivar a comunidade modder. Foi assim com Elder Scrolls III: Morrowind. Foi assim com Elder Scrolls IV: Oblivion. Então, por que seria diferente com Fallout 3?

Foi anunciado oficialmente o lançamento em dezembro do editor "Garden of Eden Creation Kit" (mais uma vez, a Bethesda homenageia o passado da série, fazendo uma referência a um elemento importantíssimo do segundo jogo). Com este programa gratuito, o jogador poderá modificar, inserir ou remover elementos do jogo, criando suas próprias aventuras e complementos.

GECK

Confesso que fiquei um pouco intrigado quando o jogo foi lançado sem um editor gratuito, como aconteceu antes com os outros jogos da empresa. Teriam eles ficado com medo do que as facções mais radicais de adoradores de Fallout poderiam fazer com o jogo? Nada disso. Ao contrário de alguns desenvolvedores por aí, a Bethesda estava polindo o produto para não colocar no mercado algo inacabado.

Como expansões são uma forma de prolongar a vida útil do jogo (e lucrar mais uns trocados sem precisar criar uma nova engine), a Bethesda anunciou também um total de nada mais nada menos que 3 expansões oficiais de Fallout 3, para PC e Xbox 360:

  1. Operation: Anchorage -  O jogador será envolvido em um confronto contra uma invasão ao Alasca preparada pelos comunistas chineses. Lembrando que, no universo de Fallout,  a  Terceira Guerra Mundial foi resultado de um conflito nuclear entre os Estados Unidos e a China, gerada justamente após uma disputa pelo Alaska. Data de lançamento: janeiro de 2009.
  2. The Pitt -   Esta aventura será ambientada nas ruínas da cidade de Pittsburgh e colocará o jogador contra uma organização revolucionária. Data de lançamento: fevereiro de 2009.
  3. Broken Steel - A terceira expansão trará um embate definitivo entre a Brotherhood of Steel e seus arquiinimigos, o Enclave, na ex-capital americana. Este embate será uma continuação direta da trama iniciada no jogo. Data de lançamento: março de 2009.

A Bethesda caminha na direção certa, embasada na experiência passada. As expansões, oficiais ou não, de Morrowind, por exemplo, mantém o jogo ativo com uma comunidade forte, mesmo passados mais de 6 anos de seu lançamento (e, na minha opinião, transformaram um jogo mediano em uma fantástica experiência).

Torçamos para que os modders aproveitem a chance, preparem sua infinita criatividade e dedicação e tornem Fallout 3 um jogo capaz de cativar jogadores por muitos e muitos anos.

Ouvindo: Last Rites - Obsession

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning