Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

5 de novembro de 2008

Jogo para os Ouvidos (parte 5): Bandas e DJs

As trilhas sonoras de jogos eletrônicos conseguiram romper os limites dos próprios jogos onde se originaram e influenciaram uma nova geração de bandas e DJs. Já vimos aqui o macabro projeto Broken Notes, mas muitos outros músicos que cresceram ouvindo este tipo de som abraçaram as sonoridades originárias destes mundos virtuais. O poder não está mais concentrado na mão dos grandes mestres, ele se espalha por seus discípulos.

O mais famoso desses seguidores talvez seja o Video Game Pianist. Para quem não conhece o popular vídeo, Martin Leung é um jovem pianista que conquistou a Internet ao tocar o tema de Super Mario no piano usando uma venda nos olhos. Com formação clássica no instrumento, ele agora se dedica exclusivamente a interpretar temas de jogos. Martin faz parte da turnê do Video Games Live e já rodou o mundo com suas apresentações.

Os Minibosses vão por outra linha: com a velha fórmula de duas guitarras, baixo e bateria, eles são uma banda completa. Uma banda especializada em reinterpretar clássicos dos jogos eletrônicos, como Castlevania, Ninja Gaiden, Metroid e Super Mario. O primeiro álbum está disponível completo para download no site oficial.

Mega Driver

Engana-se, porém, quem acredita que esta devoção às trilhas de jogos seja exclusividade gringa. Um dos melhores projetos do gênero é nacional e atende pelo nome de MegaDriver! A banda se conclama a criadora oficial do estilo Game Metal e realiza versões de peso de velhos temas dos consoles. Já são oito álbuns completos, disponíveis gratuitamente para download, com músicas de Golden Axe, Altered Beast, Sonic, Zelda e muitos outros.

Outra opção é o grupo 8 Bit Weapon. Eles radicalizam a proposta e não fazem apenas música de videogames ou inspirada nos jogos, mas também música COM videogames. Seus instrumentos são máquinas Commodore 64 e 128, Nintendo Gameboys, N.E.S., um sintetizador Intellivision, um Atari 2600 e outras traquitanas. Algumas de suas faixas e álbuns completos podem ser encontrados para download no site oficial.

Reinventando a Roda

Determinados fãs preferem se manter longe dos holofotes, do palco, dos fãs e dos instrumentos. Eles sentam em frente dos seus computadores, pegam suas músicas favoritas, desmontam em fragmentos, jogam tudo para o alto e depois juntam novamente com novas sonoridades. Eles são os remixers.

OC Remix

A maior comunidade da Internet para estes geniais embaralhadores é o site OverClocked Remix. Com quase dez anos de atividade, o site apresenta centenas e centenas de recriações de músicas de jogos eletrônicos. Todo o material é gratuito para download e de excelente qualidade.

O projeto também funciona como um portal para criadores e entusiastas. Sua missão:

  • Apreciar e honrar os compositores de jogos eletrônicos e sua música
  • Encorajar a expressão artística e o desenvolvimento através de arranjos feitos por fãs
  • Preservar e promover a música dos jogos eletrônicos do passado e do presente
  • Prover recursos e conexões para os compositores de jogos do amanhã
  • Distribuir música de qualidade gratuitamente para o mundo.

Alguns dos remixers do site conseguiram realizar trabalhos profissionais dentro do mercado e seguem atuando.  Jeremy Soule, responsável pela trilha de jogos como Prey, The Elder Scrolls IV: Oblivion, Neverwinter Nights, TODOS os jogos da franquia Harry Potter e muitos outros, começou no OCRemix.

Às vezes os aprendizes podem se tornar os novos mestres... e o ciclo se repete.

Playlist de Posts

Após um longo hiato nesta série de posts, finalmente tivemos aqui o capítulo final. Confira os outros tópicos:

O assunto está longe de se esgotar, entretanto. Havendo uma melodia saindo das caixas de som enquanto a aventura se desenvolve na tela, haverá jogo para os ouvidos...

Ouvindo: Black Sabbath - Buried Alive

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning