Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

20 de dezembro de 2008

Duke Nukem (Waiting) Forever

Cheguei ao momento inevitável em que todo blog de jogos que se preze tem que comentar sobre a lendária demora de Duke Nukem Forever. Vou poupá-los da enfadonha história do desenvolvimento do jogo que nunca fica pronto e apontar apenas dois fatos interessantes. Logo em seguida, farei uma sucessão de gracejos sobre o atraso, como manda o figurino.

E nunca mais mencionarei o jogo, a menos que ele seja visto na prateleira de uma loja.

O primeiro fato interessante é que ontem completou um ano do último teaser em vídeo do jogo! Eu conheço a data muito bem pois tive o dúbio privilégio de anunciar o "evento" no site Mobygames. O vídeo tem cerca de um minuto e apresenta muito pouco da jogabilidade do próximo (?) título de Duke Nukem.

O vídeo foi supostamente montado por funcionários da 3D Realms para a festa de confraternização da desenvolvedora, mas o todo-poderoso George Broussard achou que seria uma boa idéia divulgá-lo para o público. Ele acertou na mosca e o pequeno teaser  causou um alvoroço, quando muitos (eu inclusive) viram-no como um sinal de o lançamento estava próximo. Foi prometido, inclusive, um trailer completo "para breve".

Um ano depois...  O Guns N' Roses lançou Chinese Democracy, após dez anos de produção. E Duke Nukem Forever? Nada do jogo terminado e nada de um novo trailer.

O segundo fato interessante é que, desta vez, para "celebrar" o Natal de 2008, a 3D Realms divulgou um pequeno "presente" para os fãs:

Duke Nuke Nukem Forever - Clique para Ampliar 

Isso mesmo, senhoras e senhores! Uma simples e única tela com algumas criaturas que estariam presentes no jogo majestosamente renderizadas! Mal posso conter minha emoção diante de tal imagem!

Prezado George Broussard, desrespeito pelos fãs tem limite. Hype tem limite. Atraso tem limite. Minha paciência, não. Você pode ter me enganado em 2007 com aquele vídeo, mas agora é tarde. É apenas o decoro que me impede de dizer o que eu realmente gostaria que a 3D Realms fizesse com esta tela.

Agora, os Gracejos

Duke Nukem Forever

Duke Nukem Forever foi anunciado em 28 de Abril de 1997. Desde então:

  • Foram produzidos e lançados sete Final Fantasy (contando somente a série principal).
  • Foram produzidos e lançados todos os jogos da série GTA.
  • Foram produzidos e lançados mais de 50 jogos baseados em Guerra nas Estrelas.
  • Foram produzidos e lançados todos os MMORPG da história (com exceção do obscuro Meridian 59).
  • Foram produzidos e lançados todos os jogos da trilogia Halo.
  • A mesma 3D Realms, com a ajuda da Remedy, concebeu, produziu e lançou dois jogos de Max Payne. Até Hollywood concebeu, produziu e lançou um filme baseado em Max Payne.
  • A legendária produtora Black Isle foi formada, lançou sete jogos e foi fechada. A Troika, nascida das cinzas da Black Isle, surgiu, lançou três jogos e também foi fechada.
  • Foram lançados: Xbox, Xbox 360, Nintendo Gamecube, Nintendo Wii, Nintendo Gameboy Color, Nintendo DS, Sega Dreamcast, Sony PSone, Sony Playstation 2, Sony Playstation 3, Sony PSP.
  • Foram escritos e publicados todos os livros da série Harry Potter.
  • Eu namorei, noivei, casei e tive um filho. Também troquei de emprego 7 vezes.

Em menos tempo que o desenvolvimento de Duke Nukem Forever:

  • Os Beatles surgiram, lançaram todos os seus discos e se separaram.
  • O Presidente Kennedy prometeu e a NASA conseguiu colocar um homem na Lua.
  • A Bomba Atômica foi construída
  • A Primeira Guerra Mundial começou e terminou
  • A Segunda Guerra Mundial começou e terminou
  • Santos-Dumont desenhou, construiu e voou com o 14-Bis

Uma lista mais completa (em inglês) com fatos relacionados ao jogo-que-nunca-completa pode ser encontrada em http://duke.a-13.net/. Esta mesma lista já foi vista mais de três milhões de vezes, sem que Duke Nukem Forever seja lançado.

Ouvindo: Nick Cave - The Ballad Of Robert Moore And Beatty Coltrane

Um comentário:

Zimbabwe Christie disse...

Aproveito pra mencionar mais uma evidência da inacreditável demora no desenvolvimento de DN FOREVER:
Já foram lançados 2 filmes da franquia Tomb Rider (2001 e 2003).
Isso porque, muito antes de se pensar em colocar as curvas de Lara Croft na telona (e de quem iria fazê-la), já se cogitava um longa-metragem de Duke Nukem (e uma duvidosa escalação de atores, como Schwarzenegger, Stallone ou Van Damme...).
Os atores envelheceram, já temos a Lara, e uma fascinante tecnologia CGI para cinema, que advém dos videogames. Até filmes em 3D já temos. Duke Nukem, nunca mais.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity