Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

20 de fevereiro de 2009

Cinco Fatos que Talvez Você Não Saiba Sobre Tomb Raider

Minha experiência com Tomb Raider se limita a uma desastrosa tentativa de jogar o demo do segundo jogo, seguida de outra desastrosa tentativa de jogar o demo do terceiro. O que não me impede de reconhecer o impacto que a senhorita Lara Croft causou na indústria dos jogos, para o bem e para o mal. Infelizmente, nem tudo são flores na carreira desta personagem que já foi um ícone tanto do feminismo quanto do mais absoluto sexismo...

Fato 1: Tomb Raider Já Era

Evolução de Lara Croft - Clique para Ampliar

Segundo o GamesBrasil:

A vendagem bem abaixo do esperado pela Eidos para Tomb Raider: Underworld - que teve 1,5 milhão de unidades vendidas em quase 2 meses no mercado para as diversas plataformas - parece que vai trazer mais influências a mudanças na franquia. Além da demissão de 30 funcionários da desenvolvedora Crystal Dynamics como anunciamos, um artigo publicado no site do jornal britânico The Times traz uma conversa com o diretor financeiro da Eidos, Robert Brent, que prevê uma considerável mudança na concepção artística para os próximos games, na tentativa de deixar a franquia mais agradável para o público feminino, ao invés de apostar todas as fichas nos jogadores masculinos como tornar as curvas da heroína Lara Croft mais definidas e deixá-la com roupas mais sensuais.

Parece que a Eidos está acordando para a cruel verdade que não basta uma personagem "jeitosa" para um jogo vender. Por outro lado, focar exclusivamente no público feminino na próxima tentativa talvez não seja a melhor solução. Jogo exige jogabilidade, algo que a série vinha perdendo título após título. Um jogo pode ser vendável se for bom, quer seu personagem principal seja uma curvilínea arqueóloga, um soldado de armadura, um deus careca ou um encanador barrigudo.

Fato 2: Eles Foram Avisados

Toby Gard Aliás, o desenhista original de Lara, Toby Gard, reclamou da guinada de sua personagem como símbolo sexual. Ele defende que, após tanta exibição gratuita e anúncios apelativos, Lara Croft obteve mais atenção por sua aparência do que por sua garra e determinação.

Quando a personagem foi criada, em 1995, havia uma forte resistência na indústria em desenvolver protagonistas femininas. Havia o mito de que heroínas "não vendiam bem". Indo na contramão do praticado, eles ousaram ainda mais ao criar uma mulher que se vestia de forma prática para seu contexto, para uma arqueóloga que escalava montanhas e explorava tumbas: shorts de caminhada, botas, roupa sem pontas soltas e mochila. Esta escolha foi deliberada. Gard e o time de desenvolvimento pretendiam reagir contra a representação digital das mulheres que vigorava (e ainda persiste): tangas minúsculas, corpetes sadomasoquistas, biquínis de metal. Gard tomou o cuidado até de remover o salto alto das botas de Croft.

Após 26 milhões de unidades vendidas e um faturamento bruto de um bilhão de dólares, Toby Gard e sua equipe provaram que todo mundo estava errado.

Entretanto, Gard não guarda boas lembranças de Lara. Logo após o lançamento do primeiro jogo, ele saiu da empresa. "Você sabe, como designer, eu passei minha vida preparando esboços de personagens, e você acha que eles são seus – e então você percebe que eles nunca te pertenceram...". Gard estava preocupado com os rumos que a personagem estava tomando...

Fato 3: Lara Croft Pode Estar Roubando Você

Logo após a demissão maciça de funcionários que trabalharam em Tomb Raider: Underworld, um sinistro rumor tomou forma. Dois ex-desenvolvedores teriam soltado o verbo e declarado que o conteúdo "extra" disponível por download (DLC) para o Xbox 360 nada mais é do que um nível do jogo original que foi removido na última hora.

Eric Lindstrom, diretor criativo do jogo, teria amenizado o fato dizendo que o nível fora cortado do jogo por razões de falta de tempo. Para conseguir lançar o jogo dentro do prazo programado, tanto este conteúdo quanto uma série de outras funcionalidades teriam ficado de fora do lançamento. Ele ainda afirma que "mesmo que soubesse que este conteúdo nunca ficaria disponível, eu teria cortado ele". Porém, um outro funcionário, que prefere não dizer o nome, confirma que o nível foi retirado do jogo sim para ser vendido depois como uma "expansão". Supostamente eram esperadas grandes vendas para o Xbox 360 e o conteúdo adicional preparado para o console estava muito fraco, precisava de um reforço. "Nos mandaram cortar algumas partes para usar no DLC".

Talvez esse seja o prenúncio de uma nova era para os jogos eletrônicos, onde você compra um jogo incompleto e precisa fazer o download das partes que faltam. Não era sobre isso que Mike Capps estava falando? Hoje é um escândalo, amanhã será a norma. ATUALIZAÇÃO (14/03/2010): O "amanhã" chegou.

Fato 4: Tomb Raider Legend Está Saindo de Graça!

Lara Croft Quem dá a dica é o Campo Minado:

A AWOMO é uma empresa que, pelo que entendi no FAQ disponibilizado, promete distribuir jogos com uma velocidade acima da média - eles se autointitulam o “serviço de download de jogos mais rápido do mundo”. uma espécie de concorrente do Steam, da Valve.

A startup, para mostrar serviço, entrou de sola no mercado com uma promoção muito legal: download gratuito do Tomb Raider Legend, penúltima aventura da aventureira inglesa (…).

Para baixar o seu, basta se cadastrar no site, depois baixar a ferramenta de download (espécie de plugin para o navegador), e, por fim, ativar sua conta através de um e-mail enviado pelo serviço. Pronto!

O jogo tem 7GB, o que significa muito tempo de download... mas, para quem curte as aventuras da arqueóloga, está de grana curta e não quer ser enganado por conteúdos "adicionais" falsos, taí a pedida!

Fato 5: Escutar Não Custa Nada!

Todas as trilhas sonoras de todos os jogos da série Tomb Raider estão disponíveis de graça para download!

A notícia é um pouco velha, mas quando foi veiculada nos principais sites, o serviço de download não aguentou a carga e caiu. Agora, passada  a novidade, está funcionando bem, obrigado. Os álbuns estão em formato zip.

Ouvindo: Cop Shoot Cop - Am Incident

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity