Já tem alguns anos que os malucos da Quantic Dream estão preparando o sucessor de Indigo Prophecy. Parece que finalmente Heavy Rain sai em 2009.
Exclusivo para PS3!
(eu espero que eles mudem de idéia e prestigiem também a turma do PC, que os acompanhou desde Omikron, dez anos atrás.)
De qualquer forma, da mente inovadora de David Cage, fundador e diretor criativo da desenvolvedora, espera-se de tudo. Poucas são as empresas no mercado que não tem medo de ousar a cada novo título, mesmo vendendo pouco. Detalhes sobre a história estão sendo mantidos sob o mais absoluto sigilo, sabe-se apenas que o tom da trama será sombrio, com conteúdo focado no público maduro e... sem nenhum elemento sobrenatural, ao contrário dos jogos anteriores da Quantic Dream. Foi divulgado que a história será extremamente flexível às decisões do jogador, que controlará diferentes personagens. Será possível, inclusive, matar alguns destes personagens e ainda completar o jogo.
Em agosto de 2008, David Cage conduziu uma apresentação de mais de vinte minutos do jogo em um evento em Paris. Na demonstração, o jogador controlava uma jornalista investigando uma série de assassinatos bárbaros e que invade a casa de um suspeito atrás de provas. Cage exibiu duas formas diferentes de escapar da casa quando seu sinistro ocupante aparece, mas explicou que existem dezenas de opções. A qualidade gráfica é excepcional e o clima de tensão faz jus à reputação da desenvolvedora:
Cage afirmou que os personagens e eventos presentes na demonstração não farão parte do jogo final, aumentando o mistério sobre o enredo de Heavy Rain. Entretanto, muitos dos elementos de jogabilidade exibidos serão utilizados:
- Múltiplos ângulos de visão.
- Utilização plena do sensor de movimento do PS3 para comandar o personagem.
- Será possível escutar os pensamentos do personagem e obter dicas sobre o que fazer.
- Não haverá telas de carregamento no jogo final!
- O cenário será plenamente interativo: todos os objetos poderão ser utilizados, todas as portas poderão ser abertas!
- Um sistema de ações específicas ativadas por botões estará disponível em Heavy Rain.
Vendo o vídeo, o primeiro impacto é como os modelos em 3D chegam perto da perfeição. Poros, íris, cabelos, roupas, tudo parece perturbadoramente real. Infelizmente, a animação dos personagens ainda deixa a desejar. Há até mesmo um certo "efeito Robocop" no caminhar da jornalista, onde o pescoço dela não gira na mesma velocidade que o resto do corpo quando ela muda de direção. Os movimentos não são fluidos ao andar. Porém, ao mostrar um combate desesperador com um assassino, a cena engrandece e passa a impressão de se estar diante de um filme.
Eu arriscaria dizer que Heavy Rain é uma evolução de Indigo Prophecy e não uma revolução. Percebe-se que os movimentos normais da jornalista são gerados pela engine, que não é das melhores. Mas, nas sequências de maior ação, entra em cena a captura de movimentos e a performance pré-gravada, levemente controlada por esta ou aquela decisão do jogador. Pelo menos, a insana forma de apertar botões de Indigo Prophecy parece ter sido simplificada neste jogo, o que já é garantia de maior imersão.
Se a Quantic Dream não colocar tudo a perder no último minuto no quesito história mais uma vez, Heavy Rain promete ser um dos grandes lançamentos de 2009.
Se sair pra PC.
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