Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

27 de fevereiro de 2009

Previsão de Chuva Forte

Já tem alguns anos que os malucos da Quantic Dream estão preparando o sucessor de Indigo Prophecy. Parece que finalmente Heavy Rain sai em 2009.

Exclusivo para PS3!

(eu espero que eles mudem de idéia e prestigiem também a turma do PC, que os acompanhou desde Omikron, dez anos atrás.)

De qualquer forma, da mente inovadora de David Cage, fundador e diretor criativo da desenvolvedora, espera-se de tudo. Poucas são as empresas no mercado que não tem medo de ousar a cada novo título, mesmo vendendo pouco. Detalhes sobre a história estão sendo mantidos sob o mais absoluto sigilo, sabe-se apenas que o tom da trama será sombrio, com conteúdo focado no público maduro e... sem nenhum elemento sobrenatural, ao contrário dos jogos anteriores da Quantic Dream. Foi divulgado que a história será extremamente flexível às decisões do jogador, que controlará diferentes personagens. Será possível, inclusive, matar alguns destes personagens e ainda completar o jogo.

Em agosto de 2008, David Cage conduziu uma apresentação de mais de vinte minutos do jogo em um evento em Paris. Na demonstração, o jogador controlava uma jornalista investigando uma série de assassinatos bárbaros e que invade a casa de um suspeito atrás de provas. Cage exibiu duas formas diferentes de escapar da casa quando seu sinistro ocupante aparece, mas explicou que existem dezenas de opções. A qualidade gráfica é excepcional e o clima de tensão faz jus à reputação da desenvolvedora:

Cage afirmou que os personagens e eventos presentes na demonstração não farão parte do jogo final, aumentando o mistério sobre o enredo de Heavy Rain. Entretanto, muitos dos elementos de jogabilidade exibidos serão utilizados:

  • Múltiplos ângulos de visão.
  • Utilização plena do sensor de movimento do PS3 para comandar o personagem.
  • Será possível escutar os pensamentos do personagem e obter dicas sobre o que fazer.
  • Não haverá telas de carregamento no jogo final!
  • O cenário será plenamente interativo: todos os objetos poderão ser utilizados, todas as portas poderão ser abertas!
  • Um sistema de ações específicas ativadas por botões estará disponível em Heavy Rain.

Vendo o vídeo, o primeiro impacto é como os modelos em 3D chegam perto da perfeição. Poros, íris, cabelos, roupas, tudo parece perturbadoramente real. Infelizmente, a animação dos personagens ainda deixa a desejar. Há até mesmo um certo "efeito Robocop" no caminhar da jornalista, onde o pescoço dela não gira na mesma velocidade que o resto do corpo quando ela muda de direção. Os movimentos não são fluidos ao andar. Porém, ao mostrar um combate desesperador com um assassino, a cena engrandece e passa a impressão de se estar diante de um filme.

Eu arriscaria dizer que Heavy Rain é uma evolução de Indigo Prophecy e não uma revolução. Percebe-se que os movimentos normais da jornalista são gerados pela engine, que não é das melhores. Mas, nas sequências de maior ação, entra em cena a captura de movimentos e a performance pré-gravada, levemente controlada por esta ou aquela decisão do jogador. Pelo menos, a insana forma de apertar botões de Indigo Prophecy parece ter sido simplificada neste jogo, o que já é garantia de maior imersão.

Se a Quantic Dream não colocar tudo a perder no último minuto no quesito história mais uma vez, Heavy Rain promete ser um dos grandes lançamentos de 2009.

Se sair pra PC.

Ouvindo: KMFDM - Moon

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity