Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

3 de maio de 2009

Gamerview Chega Chutando a Porta

gamerview Quando eu li em todos os lugares possíveis que havia sido lançado um novo site sobre jogos no Brasil, eu confesso que fiquei dividido entre dois pensamentos: "Legal! Mais uma alternativa para informações!" e "OK! Mais um site com o mesmo conteúdo que todos os outros...". E, a primeira vista, o Gamerview parecia cair justamente na segunda linha de pensamento, repetindo notícias de outros lugares, trazendo um Twitter que reproduz tudo aquilo que já tem no site (e no feed), mais uma proposta de podcast, videocast, whatevercast e outras expressões da moda que ficam em itálico. O visual moderninho, criado pela mesma equipe que reformulou o Gamesbrasil, poderia ser a única novidade autêntica do site.

Porém, vai se enganar quem avaliar o trabalho do pessoal do Gamerview apenas pelo que aparece na primeira página. A cereja do bolo está muito bem escondida e atende pelo nome de "opinião". Ao contrário de vários portais de jogos que se pretendem entendidos do assunto, Gamerview sabe do que está falando e não tem medo de dizer o que pensa. Esqueça as firulas tecnológicas. Esqueça as notícias batidas que, por obrigação da profissão, todo jornalista tem que repetir. Esqueça o flash com os destaques rotacionando e tudo mais. Vá direto ao que interessa: reviews e especiais.

Análises de jogos são, ou deveriam ser, o ponto forte de qualquer site que aborde o assunto e o Gamerview não deixa por menos. Para um site que acabou de chegar, a quantidade de reviews já é aceitável e a qualidade ultrapassa o esperado. Jogos cegamente idolatrados em toda a imprensa tem seus defeitos apontados sem dó nem pena pela equipe de analistas: Resident Evil 5? "Em relação ao roteiro do jogo, temos um antigo e conhecido problema: a mediocridade. Praticamente inexistente e irrelevante." MadWorld? "Não há como afirmar que MadWorld seja perfeito. Além de ser repetitivo ao extremo, apresenta uma grande parcela de defeitos em aspectos cruciais". GTA Chinatown Wars? "Qual a graça em atirar num boneco de massinha que se move de maneira estranha?". Naturalmente, as análises não são dedicadas exclusivamente a reclamar e o princípio da imparcialidade parece ser melhor respeitado do que em muitos outros lugares.

O que nos leva ao questionamento levantado por Gus Lanzetta em sua primeira coluna na Gamerview: "Leitor, quem és tu?".  A proposta de sua coluna (provocativamente entitulada "Gamer Inconveniente") é incomodar, seu primeiro alvo é justamente o jornalismo sobre jogos e sua primeira vítima somos nós, os leitores:

"Quando eu penso nas vendas de revistas de games aqui no Brasil, é foda não desistir de fazer algo diferente do que as revistas mais vendidas fazem. Não porque elas geram dinheiro simplesmente, mas porque o número de pessoas que parece se contentar e até se satisfazer com o conteúdo medíocre que assola muitas delas. Não estou criticando os profissionais por trás das mesmas, muitos são bons pra caralho e muito inteligentes, mas eles têm de vender revistas, este é o trabalho deles e eles aparentemente sabem que o público não está insatisfeito com o que lhes é dado todo mês."

Para sua próxima coluna, Lanzetta já coloca este estranho ser chamado "blogueiro" em sua alça de mira. Salve-se quem puder! E ele não está sozinho entre aqueles que carregam a bandeira da qualidade no Gamerview. Basta dar uma olhada na seção especiais para encontrar o verdadeiro néctar do site. Não deixe de ler o "Manifesto Gamer" e a crítica do filme-fiasco Max Payne.

Apesar de uma primeira impressão equivocada, Gamerview é uma pérola bem-vinda ao nosso cenário jornalístico e já conquistou seu lugar. Nem que seja na minha coluna lateral de links.

Ouvindo: Thaide & DJ Hum - Siga Seu Caminho em Paz

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity