Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

2 de junho de 2009

Saqueando o Cadáver: S.T.A.L.K.E.R.

STALKER - Brain Lab Por mais que me parta o coração abandonar o universo de S.T.A.L.K.E.R., não há por que deixá-lo ocupando espaço no disco rígido agora que a aventura foi concluída. Em um futuro indeterminado, retornarei à Zona, seja na prequel Clear Sky ou na continuação Call of Pripyat. O que me resta agora para S.T.A.L.K.E.R. é saquear o cadáver.

Primeiro, uma pequena explicação de como estão guardados os arquivos na pasta de instalação do jogo. Você irá encontrar na raiz do diretório um punhado de arquivos chamados de gamedata.db* (1-9 e a-c). Tudo que você possa sonhar em guardar do jogo está compactado aí dentro. A engine do título descompacta seu conteúdo em tempo real enquanto você vai jogando, armazenando sons, texturas, vídeos, scripts e outros documentos em uma pasta temporária. Quando você fecha o jogo, o material descompactado some, para liberar espaço no disco. Para facilitar a vida dos modders, os desenvolvedores inventaram um sistema onde a engine lê um parâmetro facilmente alterável em um arquivo de texto e, se instruída nesse sentido, ela irá primeiro verificar a existência de algum arquivo em uma pasta chamada gamedata: se existir algo ali com o mesmo nome de um arquivo oficial do jogo, este arquivo oficial não será descompactado e o executável usará o arquivo modificado no lugar. Quer alterar algum som do jogo? Descubra o seu nome, crie a sua versão com o mesmo nome e jogue na pasta certa. Simples assim. Se você está usando minha dica e baixou o mod que insere legendas no jogo, então aquele parâmetro que precisa ser alterado já está como deve ser.

Mas esse post não é sobre mods. É sobre saquear o cadáver de S.T.A.L.K.E.R.. Esqueça suas ferramentas oficiais de descompactação de arquivos de jogos, como o GameExtractor ou o MultiEx. A melhor solução para o serviço é o... S.T.A.L.K.E.R.. DataUnpacker. Este programa gratuito de apenas 52KB faz jus ao seu nome e, sem firulas, descompacta todos aqueles arquivos gamedata.db* em uma pasta a sua escolha, preservando os nomes e a estrutura original dos diretórios do jogo. Não é um processo rápido, mas tenha paciência. Selecione e descompacte na mesma pasta, na seguinte ordem, os arquivos gamedata.db0, gamedata.db1, gamedata.db2... até gamedata.db9 e, em seguida, gamedata.dba, gamedata.dbb, gamedata.dbc.

Você tem agora todos os arquivos do jogo a sua disposição. Divirta-se: são milhares deles. Os mais interessantes estãos na pastas Sounds e Textures.

Dentro de Sounds, além de inúmeros arquivos de áudio em formato .ogg (sons de tiros, diálogos, uivos, ruídos ambientais, efeitos sonoros, explosões, barulhinhos de interface etc), você encontrará também todas as músicas executadas ao longo do jogo. Embora a trilha sonora oficial do jogo, com melhor qualidade, esteja disponível para download gratuito, a pasta Music contém muito mais material, incluindo até mesmo os "improvisos" de violão dos stalkers sentados em volta de fogueiras e faixas não aproveitadas!

Na pasta Textures, além de farto material em formato .3ds para aqueles que curtem modelagem em 3D, existe uma subpasta chamada Intro, que contém todas as cutscenes de S.T.A.L.K.E.R.! Você poderá conferir a introdução do jogo, os múltiplos finais, as sequências de sonhos do Marked One etc. Mas tem um probleminha: todos os vídeos estão codificados no obscuro formato .ogm, com o áudio separado, em formato .ogg. Se você tiver instalado o K-Lite Codec Pack na máquina, você poderá assisti-los . Basta selecionar o vídeo e seu áudio correspondente e escolher abri-los usando o Media Player Classic. Curiosamente, o programa irá tocá-los como se fosse um arquivo único, combinado de som e vídeo. Entretanto, seria preferível ter estes vídeos em um formato mais convencional, certo? Ainda não encontrei uma solução para combinar os arquivos, mesmo após mais de uma hora de tentativas frustradas com diferentes conversores. Mas, se você quiser muito ter somente os vídeos, você pode usar o programa "S.U.P.E.R" (Simplified Universal Player Encoder & Renderer), que converte os vídeos gratuitamente, mas sem som.

Ouvindo: Siren - Shibito, The Souless Ones

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity