Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

17 de julho de 2009

Instalando Carros e Pistas em POD

POD BoxATENÇÃO: Este tutorial é recomendado apenas para quem comprou a versão em CD nos anos 90. O GOG lançou uma versão para download em 2011 que tem um método diferente para instalação de material adicional.

Uma das grandes inovações de POD era a possibilidade de estender o conteúdo original com novas pistas e novos veículos, tudo isso de maneira oficial e gratuita através do site específico da Ubisoft. Há doze anos atrás, quando não se falava em DLC ou mods e apenas (algumas) empresas e faculdades tinham banda larga, a iniciativa da desenvolvedora era revolucionária. O tempo passou, o serviço saiu do ar e deixar POD rodando em Windows XP tornou-se uma tarefa árdua. Mas ainda é possível usufruir deste material extra em pleno século XXI. Em teoria, pelo menos.

A Ubisoft tinha um lugar no coração para os infelizes donos de uma linha discada de 33Kb. Para facilitar a vida destes sofredores, eles criaram um programa para o POD chamado de CDPatcher, que permitia a instalação de pistas e carros novos a partir de arquivos salvos no disco. Assim, o pessoal da discada conseguia fazer o download do conteúdo extra e distribuir via disquete ou ZIP Drive entre si. Gravadores de CD? Pen Drives? Em 1997? Esqueça!


Pois é justamente com este CDPatcher que vamos instalar material novo em nosso bom, velho e ressuscitado POD! Curiosamente, a Ubisoft ainda aloja o programa nas entranhas de seus servidores FTP: ftp://ftp.ubisoft.com/CDPatcher/cdpatcher2.zip. São apenas 119KB, menor que a muitas das imagens deste blog. 

Mas onde encontrar as pistas e os veículos adicionais, se o site oficial saiu do ar? Através do site não-oficial Pod Phreak! Além de oferecer todas os circuitos e veículos extras desenvolvidos pela própria Ubisoft na época, o site ainda conta com material criado por fãs. Resvalando no campo da ilegalidade, o site também oferece outras guloseimas, incluindo a fantástica trilha sonora do jogo (um único MP3 de 14MB!) que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar do planeta. E, quebrando de vez os limites do copyright, Pod Phreak disponibiliza o .ISO do jogo para quem perdeu seu CD original ou pra turma do tapa-olho...


cdpatcher Esqueça a controvérsia, baixe as pistas que quiser em TRACKS e os novos carros em CARS. Instale o CDPatcher em qualquer lugar do seu computador, mas lembre-se do diretório. Descompacte as pistas e os carros abaixo da mesma pasta onde o CDPatcher foi instalado, de acordo com a estrutura ao lado. Explicando:
  1. Dentro da pasta cdpatcher (não importa onde ela esteja no seu disco), crie duas subpastas: circuits e voitures.
  2. Dentro de circuits você irá salvar as pistas novas, uma pasta para cada pista. No exemplo ao lado, temos as pistas "Azthec" e "Iceberg".
  3. Dentro de voitures você irá salvar os carros novos, uma pasta para cada carro. No exemplo ao lado, temos os veículos "Akura" e "Fuego".
image Abrindo o programa CDPatcher, você irá ver a tela ao lado. Ela exibe o conteúdo que  você já tem instalado em POD e o material novo que você salvou de acordo com as instruções acima. Para instalar o conteúdo extra, você irá selecionar o que você deseja em "New Proposed Data" e clicar em Prepare Installation. O conteúdo selecionado irá para a caixa de baixo, "Added Data", com um prefixo <Temp.> na frente. Para instalar este material pra valer, clique em Install New Data. O prefixo irá mudar para <Inst.> e o novo conteúdo já estará disponível dentro do jogo.

Para acessar as novas pistas dentro do POD, use as setas laterais na tela de seleção de pistas para visualizar além dos 16 circuitos originais. Para acessar os novos carros, navegue normalmente pela lista de veículos e os novos devem aparecer.

Não ficou satisfeito com alguma coisa que baixou? Volte ao CDPatcher, selecione o material indesejado na caixa "Added Data" e aperte o botão Delete Data.

A teoria é esta. Funcionava perfeitamente nos idos de 1997. Eu posso atestar que a maioria das pistas novas era muito legal (experimente Iceberg, Magnetic e Skyrace). Você podia inclusive criar campeonatos customizados utilizando somente material novo.

Entretanto, por algum motivo desconhecido, eu não consegui rodar (quase) nenhuma pista nova em minha instalação atual de POD. Com a exceção de Zed, todas os circuitos geram uma tela de erro e fecham o jogo! 

Ainda estou investigando o caso, mas deixo as instruções para o caso de alguém, com uma configuração diferente da minha, ter mais sorte do que eu.

POD segue funcionando por aqui com as pistas originais, mas o material "novo" derrapou na curva e me deixou à pé...

POD - ZedPOD - Zed
Ouvindo: Decoded Feedback - God's Sin

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity