Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

14 de março de 2010

Falta de Respeito? Vai Ser Assim Daqui pra Frente!

Confesso que só fiquei sabendo agora, mas parece que o pessoal do Bioshock 2 realizou uma "mutreta" com o supostamente novo conteúdo adicional do DLC Sinclair Solutions Tester. Apesar de introduzir 20 novos desafios, 5 novas máscaras , 2 novos personagens jogáveis e upgrades para todas as armas, o pacote vendido pelo equivalente a nove reais pesa apenas 24KB, mais leve que a imagem que ilustra o post. Não vou julgar o mérito de pagar o preço de um jogo inteiro no Steam em um simples DLC, nem vou dizer que são os 24KB mais caros da história. Mas existe algo estranho nessa história.

Como não existe compactação no mundo que esprema esse conteúdo em 24KB, desconfiou-se que o arquivo nada mais seria do que um programa de desbloqueio que liberaria material escondido no jogo que os usuários JÁ TINHAM comprado. É como comprar um livro, encontrar páginas coladas e só poder ler um dos capítulos depois de pagar "um por fora". É como ir ao cinema e ter que "molhar a mão" do lanterninha para ver aquela cena extra que aparece depois dos créditos. Se isso parece ilógico em outras mídias, nos jogos eletrônicos atende pelo nome de Conteúdo Desbloqueável.

O fato não é inédito. Tempos atrás, houve a acusação de que o "conteúdo adicional" de Tomb Raider: Underworld seria feito de material pronto e removido da versão final. Eric Lindstrom, diretor criativo do jogo, colocou panos quentes nos rumores e se esquivou.

E o que temos hoje? Foi-se a vergonha, foi-se a desculpa. Além de nem se dar ao trabalho de remover o conteúdo "adicional" do DVD do jogo (pra que gastar dinheiro com servidores e conexão, certo?), a declaração oficial da produtora é uma afronta. Elizabeth Tobey, administradora de comunidades da 24K 2K Games, argumentou que o jogo foi pensado desta forma desde o começo, para que o jogador que adquirir o DLC não encontre dificuldades ao jogar em multiplayer contra quem não tiver comprado. O que é, claramente, uma admissão de que o conteúdo está lá, pra todo mundo. E ainda dispara uma grosseria aos jogadores:
"(…) eu não estou aqui para convencê-lo a pagar – se você gostou do que estamos oferecendo, eu espero que você adquira e aproveite. Se não é a sua, aproveite Bioshock 2 do jeito que lançamos".
O que é o mesmo que dizer: "se quiser, compre, se não gostou, dane-se!".

Bioshock 2
A Distopia é aqui.

Ouvindo: Christian Death - Romeos Distress

6 comentários:

Marcos A. S. Almeida disse...

Mais um " tombo" que a indústria dos games nos dá.Esquenta não...os
" piratas" equilibram essa balança...
...Ou seriam eles ( a indústria ) tentando pender a balança pro lado deles?

Skywalkerpg disse...

Se bem que eu acho que nem seria pirataria afinal se você compra um jogo, que eu saiba passa a ser seu e voce pode fazer o que quiser com ele, meter fogo, jogar pela janela ou fuçar o conteudo dele e testar programas para destravar algo, se o conetudo ja vem no DVD acho que destravar sem precisar do programinha oficial não seria algo considerado pirata.

Marcos A. S. Almeida disse...

Amigo Skywalkerpg concordo em gênero, número e grau com tudo o que você disse e talvez eu não tenha me expressado de forma clara, mas na verdade o que eu quiz colocar é que a "pirataria" "vinga" os consumidores contra o desrespeito dessas produtoras, colocando o game completo (com ou sem DLC , tanto faz) para ser baixado pela internet.
É uma visão torta sobre justiça? É!
É uma opinião politicamente incorreta?É! Mas fala a verdade:não dá um gostinho de vingança contra os abusos das produtoras? Ainda mais depois de uma resposta como essa da admnistradora...

Bruno x360 disse...

Vou baixar esse jogo só de sacanagem! pra esse merda ai deixar de ser babaca! acho que ele nem vai saber! mais vai ser 250 reais a menos que ele vai ganhar!

Hawk disse...

Eu comprei o Bioshock 2, pois já havia jogado a versão "alternativa" do primeiro, então aproveitei a promoção no Steam e ainda consegui o primeiro jogo de graça.

Tenho o jogo instalado aqui, mas ainda não tive tempo para jogá-lo.

C. Aquino disse...

Parabéns, Hawk. Agora você já tem também o DLC! Só falta soltar mais um dinheiro pra a 2K Games, para eles autorizarem você a utilizar algo que já está na sua máquina...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity