Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

29 de março de 2010

Tempo de Mudança

Mudanças Completados dois anos de existência do Retina Desgastada, chegou a hora da mudança. Aqueles que gostam do blog do jeito que ele é não precisam ficar preocupados, por que não vai mudar muita coisa. Aliás, não vai mudar nada. Se você não quiser dormir com detalhes técnicos sobre as entranhas da internet, pule para o último parágrafo.

OK. Vamos tentar de outra forma.  Este blog está funcionando graças aos prestimosos serviços do Blogger, uma excelente ferramenta que, como todas as excelentes ferramentas, também tem seus defeitos. No começo, o Retina Desgastada atendia no modesto endereço http://retinadesgastada.blogspot.com, utilizando o sistema de hospedagem do próprio Blogger. Com a maturidade do projeto, achei melhor investir em um domínio próprio, uma hospedagem paga e outros delírios financeiros.

Tudo muito bem, exceto que... o Blogger tem um problema crônico com sites hospedados em outros lugares e publicados via FTP. O tempo de atualização do site é imenso. Um post simples de dois parágrafos exige a republicação do blog inteiro! Os motivos nunca ficaram muito claros para mim. Coisas do Blogger, eu pensava. Entretanto, de uns tempos para cá, o Blogger jogou a toalha e avisou que não vai mais publicar blogs desta maneira. Aparentemente, menos de 5% dos usuários do serviço caem nessa modalidade e são responsáveis pelo consumo de quantidades avassaladoras de recursos (!?). Acabou a festa e o Blogger me deu duas alternativas: voltar para o blogspot ou arriscar no escuro e hospedar o site com eles.

Como ninguém gosta de andar para trás, o Retina Desgastada não vai reativar o endereço de blogspot. Resta fazer a migração para os servidores do Google e rezar para não acontecer nenhum problema. Perco o acesso ao servidor, fico vulnerável a qualquer alteração de cláusula ou suspensão do serviço (como os órfãos do Geocities). Mas continuaremos operando como retinadesgastada.com.br.

E por que não utilizar outras plataformas como Wordpress ou Movable Type? A resposta é tempo. Tempo é um item precioso. O tempo que eu gastaria aprendendo uma nova plataforma será melhor empregado postando. E jogando, por que ninguém é de ferro e o blog precisa de conteúdo.

Existe a possibilidade do Retina Desgastada se comportar de forma estranha pelos próximos dias ou não estar disponível. Mais uma vez, não se preocupe. Estaremos desempacotando a mobília e ligando uns fios soltos, e logo voltaremos ao normal.

Ouvindo: Sex Pistols - Pretty Vacant

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity