Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

19 de maio de 2009

Cosplayers Para Todos os Gostos

Existe um momento em que todo blog sobre jogos tem que falar sobre os cosplayers. Se você acabou de chegar de outro planeta e não sabe nada sobre cosplayers, basta saber que são pessoas que tem como hobby se fantasiar como seus personagens favoritos dos animes, dos quadrinhos ou dos jogos. Eles formam toda uma subcultura, com eventos organizados, concursos e muito cuidado com seus aparatos.

Por outro lado, há quem diga que os cosplayers é que são de outro planeta...

Mas isto é puro preconceito, como podemos ver pelos projetos abaixo!

No Fio da Navalha

Apesar de não ter alcançado o sucesso comercial pretendido, Mirror's Edge atraiu uma legião de fãs por todo mundo. Seu visual pós-moderno, sua trilha cativante, sua oferta de liberdade de movimentos, sua história cyberpunk sobreviveram aos problemas de jogabilidade e à má-vontade de parte do público com a combativa personagem principal. Atraído pelo mundo do jogo e sua icônica protagonista, o fotógrafo Jesse James Allen e sua equipe conseguiu prestar uma justa homenagem que transcende os limites do puro cosplay:

Mirror's Edge Cosplay 00

Mirror's Edge Cosplay 01

Mirror's Edge Cosplay 02 

A personagem Faith é interpretada por Yen Ryder, estilista de cabelos. Para transformá-la em uma réplica da heroína do jogo, foi chamado o maquiador Kyle Vest, do Universal Studios. Kyle demorou quatro horas para compor Faith, escondendo algumas tatuagens autênticas de Yen e acrescentando a famosa marca de runner no braço. As luvas vermelhas também são pintadas, uma vez que não foi possível encontrar um similar. Parte do equipamento vestido pelos dublês de soldados da S.W.A.T. eram peças autênticas da polícia e as armas eram réplicas perfeitas.

A galeria completa pode ser acessada em http://www.flickr.com/photos/savage_land_pictures/sets/72157617492339947/. Existe também um making-of disponível em http://www.flickr.com/photos/ajpomales/sets/72157617971086702/.

Assustando Criancinhas

Judith Stephens prefere outras paisagens. Nada de arranha-céus ou cenários limpos. Para este projeto, a fotógrafa buscou inspiração nos tenebrosos pesadelos do universo de Silent Hill:

Silent Hill Cosplay 00

Silent Hill Cosplay 02

Silent Hill Cosplay 01 

As fotos foram tiradas durante o evento Anime Central 2009, que aconteceu no começo de Maio, em Illinois. Pyramid Head é interpretado pelo cosplayer Ashgroovy, enquanto a enfermeira ficou por conta de Doom-in-a-skort.

A galeria completa pode ser acessada em http://www.flickr.com/photos/judithstephens/tags/silenthill/.

Polícia e Ladrão... Depois do Apocalipse

Neste ponto, o cosplay avança em direção ao airsoft. Você não sabe o que é airsoft? Tudo bem. Eu também não sabia. Segundo a wikipedia: "Airsoft é um jogo onde os jogadores participam em simulações policiais ou militares de combate com réplicas de armas de fogo e tácticas militares." Então, quando um grupo de aficionados pelo universo de Fallout decide misturar mutantes, ruínas radioativas, airsoft e cosplay, nós temos o projeto Wasteland:

Wasteland

Wasteland 03

Wasteland 02

O que falta em caracterização, sobra em organização. Ao contrário da maioria dos cenários de airsoft, Wasteland conta com missões não-lineares e uma história central que leva meses para ser elaborada e pode ser alterada de acordo com as ações dos jogadores, como se fosse um live RPG.

O primeiro jogo do Wasteland aconteceu em Atenas, na Grécia, em Dezembro de 2007. Ele apresentou três facções: Enclave, Vault Dwellers e Mutantes. Neste primeiro encontro, foram preparadas apenas 4 missões. Seu sucesso levou os organizadores ao segundo jogo (Wasteland 2: Return of the Mutants), que também aconteceu em Atenas, em Outubro de 2008. Desta vez, o número de facções cresceu para quatro com a entrada dos Raiders, surgiram NPCs e o número de missões subiu para 20! Confira o trailer da última edição:

No momento, está sendo preparado Wasteland 3, com previsão de acontecer no começo de 2010. Duas novas facções serão acrescentadas: Ghouls e Brotherhood of Steel (e há um rumor de que um Deathclaw poderá aparecer no cenário...). O número de participantes pode chegar a 120 e, se você está planejando uma viagem à Grécia, eles estão aceitando participantes internacionais desta vez.

Ouvindo: E Nomine - Das Schweigen (Interlude)

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning