Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

13 de julho de 2009

"Se Você Tolera Isso..."

Quando eu escrevi que o site Gamerview veio para chutar o pau da barraca, eu não estava brincando. Apesar de, vez ou outra, sair publicada uma bobagem qualquer, a força do site está nas opiniões de seus articulistas. Fique sempre de olho na seção Especiais, que ali é que se esconde o ouro... Semana passada, Alexandre Taú foi até as últimas consequências para defender a liberdade de expressão e acendeu uma polêmica nos comentários:

"Estava lendo um artigo sobre Bully e toda a palhaçada que envolveu seu lançamento - aliás, essa questão de “literatura sobre videogames” é outra coisa que merecerá um artigo em breve - e, claro, o autor falou muito sobre o sistema de classificação etária europeu, o PEGI. Ao ler isso, me lembrei do artigo publicado aqui mesmo no Gamerview sobre o Rapelay. Houve uma menção na chamada dizendo que “ainda bem” que o jogo foi banido. Bem, tenho que dizer uma coisa: “ainda bem” my ass!

OK, admito que, apesar de eu ter mencionado o PEGI, e de os japoneses terem um sistema similar chamado CERO, o Rapelay não tinha classificação etária. As classificações do CERO eram totalmente voluntárias até o “escândalo” Rapelay; a partir daí, a classificação “adults only” passou a ser mandatória - as demais continuam sendo voluntárias. No entanto, vamos pensar um pouquinho… Se alguém está comprando um jogo hentai, e que tem a palavra “rape” (estupro em inglês) no título, vai esperar o quê? Um simulador de namoro?

O problema é o mesmo de sempre. Ninguém reclama dos filmes pornôs que estão por todos os lados e são vendidos e alugados livremente (ainda que não nos mesmos locais que os filmes “normais”), nem das revistas pornôs que você consegue comprar em qualquer banca (ali do lado dos gibis, olha lá…), mas quando aparece um jogo pornô, ai meu Deus, nossas criancinhas! Vamos deixar uma coisa bem clara, senhores: se vocês deixam as galinhas livres no campo, não reclamem depois que as raposas vierem e paparem todas.

Além do mais, ninguém acha ruim quando um jogo com violência e morte aparece (”UM” jogo? Hahaha!). Aliás, muito pior, todo mundo acha um ato “fascista” quando Manhunt 2 é proibido na Inglaterra, ou Gears of War e Dead Rising são proibidos na Alemanha. Por acaso a violência e o assassinato são socialmente toleráveis?"

Não deixe de conferir o artigo na íntegra e deixe sua opinião!

Ouvindo: Nekromantix - Struck By A Wrecking Ball

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning